Foto: Reprodução
Criminosos têm aproveitado o aumento das transações digitais e o anúncio do adiantamento do 13º a aposentados e pensionistas do INSS por causa da pandemia da Covid-19 para intensificar a aplicação de golpes.
A maioria consiste na manipulação psicológica da vítima para que ela forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões e de documentos pessoais. Alguns já são velhos conhecidos, como os empréstimos consignados feitos em nome do aposentado, que vai pagar as parcelas sem nunca ter recebido a grana emprestada.
Aumenta o Golpe de Bandidos que usam como isca o 13º salário do INSS Criminosos têm aproveitado o aumento das transações digitais e o anúncio do adiantamento do 13º a aposentados e pensionistas do INSS por causa da pandemia da Covid-19 para intensificar a aplicação de golpes.
A maioria consiste na manipulação psicológica da vítima para que ela forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões e de documentos pessoais. Alguns já são velhos conhecidos, como os empréstimos consignados feitos em nome do aposentado, que vai pagar as parcelas sem nunca ter recebido a grana emprestada.
Já entre os mais recentes está o que promete antecipar o pagamento do 13º do INSS se a vítima informar dados pessoais e enviar uma foto por WhatsApp. Com essas informações, os golpistas já conseguem realizar operações fraudulentas.
A recomendação do INSS e de especialistas em segurança é não informar senhas e números de documentos por telefone, WhatsApp e sites desconhecidos e sempre buscar o banco ou o instituto previdenciário se suspeitar do contato recebido ou tiver dúvidas sobre a renda. Pelo site Meu INSS é possível acompanhar o pagamento do benefício e seus descontos.

Se for vítima de um golpe, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência com a polícia. O documento será necessário para providências administrativas e judiciais que sejam necessárias.
Depois, procure o banco onde recebe o benefício e peça o cancelamento da operação, se for possível, e o ressarcimento dos valores sacados pelo criminoso.
CONHEÇA OS 10 GOLPES MAIS COMUNS
1) PROVA DE VIDA ON-LINE
Como funciona
Criminosos ligam para aposentados e pensionistas, informando a necessidade de fazer a prova de vida on-line, por causa da pandemia
Os golpistas falam todos os dados pessoais do beneficiário e depois enviam uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo
Com os dados confirmados e a foto do documento, os criminosos podem realizar fraudes financeiras
Como evitar
O INSS alerta que as pessoas que receberem a ligação devem desligar o telefone, não fornecendo nenhuma informação
O INSS não liga para os segurados nem entra em contato pelo WhatsApp
A comprovação vem sendo realizada normalmente nas agências bancárias

2) ATRASADOS PARA RECEBER
Como funciona
O criminoso entra em contato informando que o aposentado tem valores atrasados do seu benefício para receber da Previdência
Porém, existe uma suposta “taxa” cobrada para liberar esse valor
Então o golpista solicita que seja feito um depósito numa conta bancária para liberar o pagamento
Como evitar
Desligue a ligação!
3) DINHEIRO DE CONSIGNADO
Como funciona
Em geral, golpes envolvendo crédito consignado consistem em ações criminosas em que golpistas fazem empréstimos em nome de aposentados e pensionistas, sacam o dinheiro e deixam as parcelas para vítima pagar
Há ainda uma nova fraude, na qual os criminosos, muitas vezes agentes de crédito, assumem o papel da vítima, tomam o crédito, mas deixam o dinheiro na conta do aposentado
Para o golpista, a vantagem é ficar com as comissões que remuneram o agente de crédito e a instituição responsável por intermediar o empréstimo e o aposentado fica com as parcelas mensais para pagar
Como evitar
Consulte frequentemente o Meu INSS, na opção “Extrato de Pagamento”
A consulta permite verificar se há valores sendo descontados mensalmente do benefício para o pagamento de empréstimos ou se houve um crédito desconhecido

4) ANTECIPAÇÃO DO 13º

Como funciona
Criminosos entram em contato com o aposentado ou pensionista informando que podem liberar a antecipação do pagamento do 13º
Mas para liberar a grana, os golpistas pedem que o segurado envie uma foto de seu documento, RG geralmente, por WhatsApp
Com as informações em mãos, os criminosos podem fraudar o benefício
Como evitar
Não informe dados pessoais por telefone e WhastApp
O pagamento do 13º será feito em maio e junho, com o pagamento do benefício
5) LIGAÇÃO PARA AGENDAR PERÍCIA
Com funciona
Criminosos têm ligado para segurados do INSS informando a necessidade de agendar perícia ou cumprimento de exigência
Na ligação, o golpista pede informações e documentos pessoais, como CPF, dados bancários, senha ou número de cartão
Como evitar
Se receber uma ligação dessa, o segurado não deve enviar os dados. O INSS apenas solicita informações ou documentos dos segurados pelo sistema Meu INSS

6) BENEFÍCIO BLOQUEADO
Como funciona
O criminoso liga para o aposentado, informando que seu benefício está bloqueado e que para desbloquear é necessário confirmar informações pessoais, como CPF, RG, dados bancários, número de cartão do INSS
O objetivo é roubar os dados do segurado para fraudes
Como evitar
Não informe nenhum dado pessoal e desligue o telefone
7) FALSA AJUDA
Como funciona
Golpistas se passam por funcionários do banco e abordam a vítima nos caixas, oferecendo suposta ajuda, com o objetivo de pegar cartão e senha ou envelope de depósito
O criminoso distrai a vítima e troca o cartão por outro da mesma cor, bandeira e banco, ou o envelope de depósito da vítima por um vazio
Como evitar
Sempre peça ajuda a um funcionário identificado do banco, com crachá
Nunca deixe ninguém ver a senha nem digitá-la no teclado do caixa eletrônico
E sempre confira o nome impresso no cartão após usar o caixa

8) “AVALISTA” OU “FIADOR”
Como funciona
Um falso agente de crédito oferece um consignado, geralmente com taxas atrativas, e pede o depósito de um valor antecipado para concluir a transação
O golpista diz que o pagamento é para o “avalista” ou “fiador”, que irá arcar com o pagamento do empréstimo caso o contratante não pague as parcelas
Tanto o empréstimo quanto o fiador são falsos
Assim que recebe o valor do beneficiário, o falsário desaparece
Como evitar
Se for pedir um empréstimo consignado, busque instituições conhecidas
Nunca pague qualquer valor para conseguir um empréstimo, isso não existe
9) FALSO FUNCIONÁRIO DO BANCO
Como funciona
O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou da empresa com a qual o cliente tem um relacionamento ativo
O criminoso informa que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos
A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima
Com os dados em mãos, o fraudador realiza transações fraudulentas em nome do cliente
Como evitar
O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento
Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo essa história

10) PHISHING (PESCARIA DIGITAL)
Como funciona
  • O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica cometida pelos engenheiros sociais para obter dados pessoais do usuário
  • A forma mais comum de um ataque de phishing são as mensagens de texto no celular e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos
  • Também existem páginas falsas na internet que induzem a pessoa a revelar dados pessoais
 
Como evitar
  • Por garantia, não clique em links: digite o endereço no navegador
  • Além disso, nunca acesse links ou anexos de e-mails suspeitos
  • Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados
  • Em compras on-line, sempre prefira comprar em sites conhecidos e nunca use computadores públicos
  • Na dúvida, fale com seu banco
​CAÍ NO GOLPE. E AGORA?
1º Passo: Faça um boletim de ocorrência na polícia
A medida irá documentar que há alguém ilicitamente se passando pelo aposentado e obtendo vantagens financeiras O boletim será a base para a conclusão das providências administrativas e judiciais que o aposentado ou o pensionistas precisará tomar
2º Passo: Procure o banco
O banco onde o segurado recebe o benefício é o responsável por zelar pelas informações sigilosas do beneficiário Por isso, é para o banco que o cidadão deverá pedir o cancelamento da operação fraudulenta e o ressarcimento dos valores já descontados
3º Passo: Protocole a queixa nos órgãos de defesa
Procon
  • Pode ser um caminho para o cidadão que não conseguir a cooperação do banco para resolver a situação
  • Em São Paulo, o telefone do Procon é o 151 e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
  • Também é possível prestar queixa pelo site https://www.procon.sp.gov.br/
 
Portal do Consumidor
Canal do governo federal que atenderá a esse tipo de queixa
O site é consumidor.gov.br
 
SE PROTEJA!
SENHAS
  • O ideal é ter senhas diferentes em cada plataforma pois, em caso de descoberta, os criminosos tentarão utilizá-las em diferentes canais
  • Com acesso à senha do Facebook, por exemplo, tentarão a mesma para acessar contas em bancos, lojas e outros locais
  • Quando não buscam dinheiro, procuram algo que também gera lucro, como dados pessoais ou milhas
  • Há todo um comércio para essas informações
BLOQUEIO DE EMPRÉSTIMO
  • Quem preferir pode usar o Meu INSS para pedir o bloqueio do benefício para empréstimos consignados
  • No menu inicial, digite no campo de busca “Bloqueio”
  • Depois clique na opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”
  • Também podem ser solicitadas informações pelo 135
Com informações do site: Mix Vale
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