Famílias extrativistas da Amazônia vão receber benefício de R$ 600
As famílias que vivem em reservas extrativistas da Amazônia vão receber um benefício de R$ 600, a cada três meses. A data de início dos pagamentos não foi divulgada. Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, 20 mil famílias devem ser atendidas inicialmente pelo programa Bolsa Verde.
A retomada do programa foi anunciada nesta sexta-feira (4). Um acordo de cooperação técnica foi firmado na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão, em Belém, no Pará. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva participou da assinatura.
O Conselhão instalou dois grupos de trabalho com os temas Amazônia e Recuperação de Áreas Degradadas. Eles vão ter 60 dias para concluir as propostas que serão, depois, apresentadas à Presidência da República.
O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, explicou que o governo vai recuperar essas terras para utilizá-las na produção agrícola. No caso do GT da Amazônia, a ideia é buscar sugestões para o desenvolvimento da região.
A reunião desta sexta é parte dos eventos que antecedem a Cúpula da Amazônia, que acontece nos dias 8 e 9 deste mês.