O Blog do Sena dá sequência a série de reportagens com os pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal nas Eleições de 2022, em Vitória da Conquista. E quem participa da sétima reportagem é o deputado estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Zé Raimundo.

José Raimundo Fontes tem uma relação com a política desde muito jovem. Foi nos grupos de jovens da Igreja Católica que ele iniciou sua militância política e foi atuante nas mobilizações estudantis secundaristas nos anos de 1960. Nessa época, ele integrou organizações que combateram a ditadura militar.

Em Vitória da Conquista,  Zé Raimundo, como é mais conhecido, fez parte em diversas oportunidades da Executiva Municipal do PT, da direção da CUT Regional e da direção Estadual do PT, além de ter sido candidato a vereador pelo PT em 1982 e a Vice-Prefeito em 1988 e 1992. Exerceu o cargo de assessor da Secretaria de Educação, na primeira gestão do PT de Conquista, entre 1997 e 2000. Naquele ano, foi eleito vice-prefeito e, em abril de 2002, assumiu o cargo de Prefeito, sendo reeleito em 2004, concluindo a sua segunda gestão em 2008.

Casado, pai e avô, Zé foi candidato a vereador pelo PT em 1982 e vice-prefeito em 1988 e 1992. Exerceu o cargo de assessor da Secretaria de Educação, na primeira gestão do PT de Conquista, entre 1997 e 2000. Naquele ano, foi eleito vice-prefeito e, em abril de 2002, assumiu o cargo de Prefeito, sendo reeleito em 2004, concluindo a sua segunda gestão em 2008.

Em 2010, Zé Raimundo foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014. E para as eleições de 2022, ele se prepara para mais um desafio na sua carreira política. O petista mais uma vez disputará uma vaga  na Assembleia Legislativa da Bahia. Em entrevista ao Blog do Sena, Zé Raimundo falou sobre esse momento.  Ele destacou o compromisso de trabalhar para que o grupo político continue atuando na Bahia.

“Na Bahia, teremos também a partir de agora, o grande compromisso de continuar com nosso grupo político e aqui na região, em parceria com Waldenor, com outros companheiros, tenho trabalhado muito fortalecendo as organizações sociais, levando projetos e ações para as prefeituras, para as comunidades. E é nesse contexto que mais uma vez o nosso nome está colocado”, contou.

Zé Raimundo também destacou que a sua pré-candidatura também tem como sua prioridade, neste momento,  contribuir para a eleição de Luís Inácio Lula da Silva, no cenário nacional, e de Jerônimo Rodrigues, no  estadual. “Primeiro lugar para poder colaborar, contribuir com a mobilização social, em defesa do projeto do Lula para derrotar o Bolsonaro que vem efetivamente levando nosso país a uma bancarrota (falência). E na Bahia, nós sabemos também que ai, no caso do Sudoeste da Bahia, nós temos uma limitada ação nossa nessa região, a gente vai se concentrar aqui, eu e Waldenor, e outros companheiros do PT, outros companheiros também da base aliada, que vão ajudar também nesse processo da campanha em defesa do nosso projeto, evidentemente aí com o companheiro Jerônimo. Então, essas tarefas são as prioritárias. E evidentemente que o meu mandato estará contribuindo, mobilizando a sociedade para obter a recondução”, disse.

Por fim, Zé Raimundo ainda declarou que acredita que Jerônimo Rodrigues será o próximo governador da Bahia. “Tenho muita esperança, muita fé que sairemos vencedores nesse embate. Não só pela figura que ele é, mas também pela herança, pelo legado que ele ajudou a construir, que ele faz parte, que é o legado de Vagner e o legado de Rui Costa. Teremos evidentemente um grande desafio, mas nossa esperança, nossa fé, nossa convicção de que seremos vitoriosos sim”, finalizou.