GONGOGI: Dia Nacional da Mata Atlântica é marcado com abate de Pau Brasil e a população reage nas redes sociais

Municipio abateu duas árvores de Pau-Brasil e a comunidade reagiu. 

A manhã desta quinta-feira (27), quando comemoramos o dia Nacional da Mata Atlântica, o município de Gongogi tem uma manhã cinzenta com abate de duas arvores de Pau-Brasil plantadas no meio da praça, sem justificativa social, causando indignação na população que reagiu nas redes sociais.

Segundo alguns professores, as duas árvores nativas foram plantadas por alunos das escolas públicas no famoso “Jardim do H”, que estar localizado no centro da cidade, há quase duas décadas. O plantio das árvores fez parte de um projeto com objetivo de sensibilizar à comunidade quanto à preservação ambiental e o resgate do Pau-Brasil, que é uma madeira em extinção.

O problema maior reside porque a derrubada das árvores foi feita pelo poder púbico municipal, que não apresentou um plano de manejo das árvores e sua compensação com novo plantio e nem existe informações se houve a autorização do órgão de controle ambiental, que, se for negativa, caracterizará crime ao meio ambiente por quem deveria protegê-lo.

GONGOGI: Dia Nacional da Mata Atlântica é marcado com abate de Pau Brasil e a população reage nas redes sociais
© Portal Gongogi – Jardim do H fica no final da praça.

Segundo Moabe Souza, atual Diretor Geral do Ponto de Cultura ACAPEB, que faz um enfrentamento contra crimes ambientais através do seu Grupo Ecológico Palmares desde o ano de 1994, a entidade vai solicitar das autoridades públicas esclarecimentos sobre a derrubada das árvores sem prévia informação à comunidade e a cobrança do plano de ação para reposição de arvores nativas abatidas, evitando que outras madeiras de lei sejam derrubadas de forma irresponsável.

O Portal Gongogi conversou com várias pessoas e, em sua minoria, disse que a ação da prefeitura foi correta, porque a retirada das árvores contribui com progresso. Em tempo, as árvores estavam no final da praça.

GONGOGI: Dia Nacional da Mata Atlântica é marcado com abate de Pau Brasil e a população reage nas redes sociais
© Portal Gongogi – Local após o abate das árvores do Pau-Brasil

O Jardim do H tornou-se conhecido por ser local aconchegante para todas idades por causa das sombras das árvores do Pau-Brasil. Ali muitas histórias e estórias foram contadas em todos os horários, porque o local é considerado um patrimônio cultural.

Era uma vez a vida de duas árvores de Pau-Brasil, que o único mal que fazia era contribuir com o legado cultural da antiga cidade das andorinhas. Nossos descendentes não a conhecerão.

Compartilhe: