Depois de registrar maior temperatura dos últimos três anos, Vitória da Conquista teve chuvas expressivas nesta quinta
Fez calor como há muito tempo não se sentia em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (25). O termômetro da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), marcou 36,3ºC pouco antes das 14h.
No meio da madrugada desta quinta-feira (26), a chuva voltou a cair de forma mais significativa sobre a cidade. Os pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem) registraram acumulados entre 12,5 e 19,5 milímetros (mm) até por volta das 14h.
A chuva desta quinta veio antes e em maior volume do que era previsto pelos institutos de meteorologia, que apontavam acumulados de até 10 mm entre esta sexta-feira (27) e domingo (29).
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a chuva na madrugada não provocou danos à cidade/ Desde as primeiras horas da manhã, a equipe da está monitorando a situação, mas não houve chamados na sede do município. Já na zona rural, pelo menos 30 casas foram destelhadas com o vendaval que acompanhou a chuva que caiu na noite anterior.
As previsões indicam que deve continuar chovendo nas próximas horas e que pode voltar a fazer calor forte no início da próxima semana. Logo nos primeiros dias de novembro, as chances de chuvas mais significativas devem aumentar significativamente e o cenário de seca na região poderá enfim ser revertido nas semanas seguintes.
Calor recorde
Esta foi a terceira maior marca registrada na cidade desde 2007, quando a estação automática começou a operar na cidade. A primeira marca é de 36,9ºC, registrada no dia 2 de janeiro de 2016. A segunda maior foi registrada em 10 de outubro de 2020, e foi de 36,4ºC.
Levando em conta também os dados da estação convencional do Inmet, em operação desde 1975, a marca desta quarta-feira foi a quarta maior da história. Considerando os dados das duas estações, nota-se que este foi apenas o quinto dia com máxima acima de 36ºC em Vitória da Conquista em quase 50 anos de medições.
A maior marca registrada na cidade foi de 39,1ºC, no dia 4 de setembro de 1981.