Um dia após Vitória da Conquista ter o primeiro caso notificado como positivo para o Novo Coronavírus, na terça-feira, 31, com outros 6 com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Covid-19, totalizando 166 notificações registradas no município desde o dia 27 de fevereiro, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) optou por iniciar as obras de reforma do terminal de ônibus urbano. Outros 36 casos aguardam coleta.

As obras, que atropelam o rito legal do processo licitatório, estão sendo executadas por operários da Secretaria de Obras e Infraestrutura do município – ao contrário dos da PJ, empresa vencedora do certame – e com recursos próprios, já que os do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) através da Caixa Econômica Federal, sequer foram liberados.

O secretário de Obras e Infraestrutura, José Antônio Vieira, disse que tem de seguir o planejamento inicial e que, se não tiver recursos do FINISA, tem que pensar em outras alternativas para não atrasar a obra, orçada em R$7 milhões, com previsão de conclusão em 18 meses. Em entrevista na terça-feira, ele havia se posicionado contra o início das obras sem os recurso do FINISA.

 Um grupo de comerciantes que defendem a retomada do funcionamento do comércio antecipou que vai provocar o Ministério Púbico estadual para que a obra seja embargada, com os recursos revertidos para aquisição de produtos e insumos para a Secretaria Municipal de Saúde. Nenhum deles quis gravar entrevista.

A iniciativa de se começar as obras do terminal foi reprovada por muitos outros conquistenses, que também defendem a aplicação dos recursos na área da saúde, ainda mais em tempos de pandemia do Covid – 19, com casos suspeitos e um já confirmado em Vitória da Conquista.

 “Com certeza é uma obra eleitoreira e a gente não pode observar isso acontecer, enquanto muitos estão em casa sem poder sair e com dificuldades para ser atendido nos postos de saúde e hospitais”, protestou o autônomo José Aparecido Santos. “Os postos estão sem medicamentos, a população sofrendo e o prefeito prefere pensar no projeto para tentar se reeleger”, concluiu.

A comerciária Edna Ribeiro Lima também se queixou das obras, que desmontaram as estruturas do terminal, desviando o trânsito de ônibus e veículos em geral para ruas e avenidas adjacentes. “A prioridade agora não é terminal, mas o refeito aproveitou o comércio fechado, decretado por ele mesmo, para começar uma obra que pode muito bem aguardar. Queremos hospital, e não terminal”, disse.

A reportagem do Sudoeste Digital procurou a Prefeitura para saber a origem dos recursos aplicados nesta primeira fase de reforma do terminal, bem como de quais secretarias são os demais operários que atuam nos serviços de desmontagem das estruturas.

Embora afirme ser a “gestão mais transparente do Norte e Nordeste”, a Prefeitura negou as informações, optando pelo silêncio e desrespeito aos conquistenses, que querem respostas sobre  uso das verbas públicas.

As linhas de ônibus coletivo que faziam o embarque e desembarque de passageiros no Terminal passarão a operar, em sua maioria, na Avenida Régis Pacheco, como também na Avenida Crescêncio Silveira. A novidade é que, a partir de agora, as paradas dos ônibus serão apenas para embarque e desembarque de passageiros. Ou seja, eles não ficarão mais estacionados, como ocorria no Terminal.

SAIBA MAIS:

Aos usuários do transporte coletivo “é importante observar os novos pontos finais que as linhas radiais (aquelas iniciadas em R) terão no Centro, antes de retornarem ao seu bairro de origem. Ou, no caso das linhas diametrais (D), que são aquelas que ligam um bairro ao outro, os pontos onde elas farão a parada intermediária no Centro”.

São eles:

1. Ponto do Fórum – sentido volta (Av. Vivaldo Mendes):
R04 (Santa Marta x Centro);
R07 (Nova Cidade x Centro);
R60 (FTC x Centro);
R61 (Primavera x Centro);
R62 (Alto Maron x Centro);
R63 (Nova Cidade x Centro via Alto Maron);
R24 (Cruzeiro x Centro).

2. Ponto da Tv. Ernestina Gusmão – sentido volta:
R03 (Pradoso x Centro);
R17 (Lagoa das Flores x Centro);
R18 (Boa Vista x Centro);
R12 (Patagônia x Centro);
R13 (Guarani x Centro).

3. Ponto da Lauro de Freitas – sentido volta (Lateral da Lojas Americanas):
R15 (Morada Real x Centro);
R23 (Vila América x Centro);
R27 (Campo Verde x Centro);
R64 (Vila Bonita x Centro).

4. Ponto Av. Régis Pacheco (Bigode de Pedral) – sentido volta (Centro):
R08 (Henriqueta Prates x Centro);
R09 (UESB x Centro);
R10 (Campinhos x Centro);
R11 (Conveima x Centro);
R05 (Bruno Barcelar x Centro);
R06 (Senhorinha Cairo x Centro);
R20 (Cidade Modelo x Centro);
R02 (Cidade Maravilhosa x Centro);
R66 (UESB x Centro);
R16 (Conquista VI x Centro)
R19 (Rodoviária x Centro);
R19A (Rodoviária x Centro via Santa Helena);
R22 (Morada dos Pássaros x Centro).

5. Ponto da Av. Crescêncio Silveira lado do Hospital São Vicente – Diametrais no sentido ida:
D30 (Villa Serrana x UESB);
D32 (Nsa. Aparecida x UESB);
D34 (Patagônia x UESB);
D35 (Rodoviária x UESB);
D36 (Morada dos Pássaros x UESB);
D39 (Miro Cairo x UESB).

6. Ponto da Av. Crescêncio Silveira, lado oposto ao Hospital:
R13 (Guarani x Centro);
R65 (Aeroporto x Centro);
R14 (Jardim Valeria x Centro);
R21 (Ibirapuera x Centro).

7. Ponto da Av. Crescêncio Silveira, lateral do Hospital – sentido bairro, pela Rua Olavo Bilac:
R01 (Vila Serrana x Centro);
R25 (Miro Cairo x Centro).

8. Ponto 02 de Julho, todas as Diametrais – sentido ida:
D30 (Villa Serrana x UESB);
D32 (Nsa. Aparecida x UESB);
D33 (Conquista VI x UESB);
D34 (Patagônia x UESB);
D35 (Rodoviária x UESB);
D36 (Morada dos Passaros x UESB);
D39 (Miro Cairo x UESB);
D44 (Bairro Brasil x Jardim Candeias).

9. Ponto da Bartolomeu de Gusmão – Praça Vitor Brito (Lateral da Padre Gilberto):
D30 (Villa Serrana x UESB);
D32 (Nsa. Aparecida x UESB);
D33 (Conquista VI x UESB);
D34 (Patagônia x UESB);
D35 (Rodoviária x UESB);
D36 (Morada dos Pássaros x UESB);
D39 (Miro Cairo x UESB).

OBS.: As linhas R01 e R25, no sentido volta, farão o itinerário: Av. Crescêncio Silveira, R. Olavo Bilac, Br. 116, Av. Maranhão e seguindo os seus itinerários. | Com informações da Secom/PMVC