A Prefeitura de Ilhéus segue intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika vírus, Chikungunya e febre amarela, doenças perigosas que podem inclusive causar a morte do paciente. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), as equipes de agentes de endemias realizam visitas diárias às residências, principalmente nos bairros com maiores índices de infestação.

Mas isso não basta. Acabar com o Aedes aegypti é uma luta de todos. Os agentes de endemias realizam o trabalho para averiguar e eliminar criadouros do mosquito, contudo, os munícipes têm papel fundamental e precisam auxiliar esse trabalho através da inspeção de seus imóveis.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica (VIEP), Ilhéus registra Índice de Infestação Predial (IIP) de 4,5%. Os dados acendem sinal de alerta na cidade, visto que municípios com índice acima de 4% apresentam risco de surto destas doenças.

“Precisamos de uma ação conjunta entre poder público e população, pois os quintais das residências são os locais mais propícios para a proliferação do mosquito. É essencial que façamos a nossa parte, seguindo todas as orientações dos profissionais”, explicou Roberto Reis, coordenador de Endemias.

O VIEP aponta algumas localidades que registraram aumento do número de casos de dengue e estão em situação de alerta. São elas: Alto do Coqueiro, Malhado, Teotônio Vilela, Fundão, Gamboa e Salobrinho. Os moradores devem cobrir tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam a céu aberto com água parada.

Disque-dengue – A população pode efetuar denúncias de possíveis criadouros do mosquito em terrenos baldios, casas abandonadas e áreas mais críticas, através do número (73) 3234-2040. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe a prevenção entrar em sua casa

Os agentes de endemias são profissionais treinados e capacitados para realizar vistorias minuciosas nos imóveis, buscando por recipientes com água parada, onde o mosquito possa depositar seus ovos. Receber os agentes da dengue em sua casa também é uma forma de contribuir ativamente para o controle de diversas doenças e demonstrar comprometimento com a saúde coletiva.

Os agentes de combate à dengue estarão sempre uniformizados com camisa da Prefeitura de Ilhéus. Eles ainda carregam uma bolsa amarela com a logomarca do Município. Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato através do Disque-dengue.

Compartilhe: