Todos os modelos matemáticos e institutos de previsão do tempo estão indicando o início de um novo período chuvoso em todas as regiões da Bahia nos próximos dias. A partir desta sexta-feira, 16 de fevereiro, as condições atmosféricas começam a ficar favoráveis para novas precipitações.

Na faixa norte do estado, algumas nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) já estão atuando e podem levar chuvas volumosas na faixa de divisa com os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. A partir de sábado (17), nuvens carregadas devem começar a se espalhar por outras regiões, influenciadas por um ciclone subtropical em atuação no litoral da Região Sudeste.

Os prognósticos mais recentes indicam que os maiores volumes, com acumulado entre 100 e 150 milímetros (mm) em dez dias, podem ocorrer no Vale São-Franciscano e em boa parte da Chapada Diamantina. Também deve chover bastante na faixa de divisa com Minas Gerais, com acumulados neste mesmo patamar.

Em Salvador e no Litoral Norte, os volumes devem ser menores, entre 50 e 100 mm. Já no Litoral Sul, são esperados entre 80 e 120 mm neste mesmo período.

Como as chuvas devem se estender ao longo de toda a semana, a nebulosidade na maior parte do dia deve deixar as temperaturas mais amenas, abaixo da média climatológica na maior parte das regiões.

Chuvas em todo o Nordeste

A previsão de médio e longo prazo está indicando alta probabilidade de volumes elevados de chuva em uma faixa que vai do oeste da região amazônica até o norte da Região Nordeste. Em algumas localidades há previsão de chuva até três vezes acima da média histórica e acumulados próximos a 500 mm ao longo dos próximos 45 dias.

Vale ressaltar que estas previsões tem um nível de acerto menor em relação às previsões de curto prazo, pois ao longo dos dias, a circulação atmosférica pode mudar de padrão.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu alertas para chuvas intensas na manhã desta sexta-feira.

Compartilhe: