Atenção, mulheres! Mais uma vez o mês de outubro se veste de cor-de-rosa para fazer o alerta à prevenção contra o câncer de mama e o câncer do colo do útero.

A campanha do Outubro Rosa é feita mundialmente desde 1990 para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso da população aos serviços de diagnóstico precoce, com enfoque na Atenção Básica.
Em Poções, a Secretaria Municipal de Saúde participa da campanha durante todo o mês de outubro, promovendo ações de prevenção nas Unidades de Saúde.🫶🏻
Importante:
O diagnóstico do câncer de mama pode ser realizado por meio de exame clínico das mamas e mamografia. Enquanto que o câncer do colo do útero, causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), pode ser detectado nos exames pélvico e preventivo, também conhecido como Papanicolau. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. A prevenção continua sendo o maior aliado nessa luta.









