A tecnologia está unindo grandes centros de excelência médica a regiões remotas ou de difícil acesso. O programa de Telecardiologia do HCor representa um avanço na assistência médica cardiológica à distância. O serviço, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), irá contribuir significativamente com a melhoria diagnóstica e redução de internações de pacientes em casos de infarto e arritmias.
Com equipamentos portáteis, protocolos de atendimento bem esclarecidos e profissionais altamente capacitados, é possível otimizar, em tempo real, o atendimento de emergência à população que depende exclusivamente do SUS, conectando a equipe da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Poções aos profissionais da Central de Telecardiologia do HCor, em São Paulo.
No último dia 22 de novembro, a equipe da UPA 24h de Poções passou por um treinamento e teve a liberação do programa para o município.
“Observo também que já realizamos aproximadamente quarenta (40) exames até o momento e notamos que a rapidez foi o grande diferencial. A emissão dos laudos em até 10min, que já é considerado um indicador de boas práticas em cardiologia, ocorrem em menos de 1 min aqui na UPA. Agilidade essa fundamental para realizar um tratamento efetivo e em tempo hábil, tentando assim, garantir um menor índice de mortalidade no município”, destaca o coordenador da UPA de Poções, Lucas Pereira.