Foto: Reprodução

São Paulo, SP – Em uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (1), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou vantagem sobre os demais candidatos e venceria em todos os cenários nas eleições presidenciais. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) disputa a preferência dos eleitores contra o ex-ministro Sergio Moro (Podemos).

Lula aparece com 42,8% das intenções de voto, contra 31,5% de Bolsonaro e 13,7% de Moro, que fica em terceiro lugar na disputa. A Pesquisa é do Instituto Atlas Político, encomendada pelo portal El País, e entrevistou 4.401 pessoas de maneira on-line.

A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Na mesma pesquisa divulgada em setembro, o novo cenário mostra o crescimento do ex-presidente, que na época tinha 40,6% das intenções. Agora, Moro conseguiu reverter alguns votos que seriam para o presidente Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB). A pesquisa também apontou que os candidatos Lula e Bolsonaro seriam os escolhidos pelos eleitores para disputar o segundo turno.

Já na pesquisa Ipespe, encomendada pela XP, divulgada na última sexta-feira (26), aponta o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, queda nos números do presidente Jair Messias Bolsonaro e subida nos números do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro.

Em todos os cenários divulgados no levantamento, Lula se mantém à frente, tanto no primeiro turno quanto no segundo. De acordo com os dados coletados, Lula registrou 42%, em primeiro turno; Bolsonaro aparece com 24% e Moro, com 11% das intenções. Se houvesse o segundo turno hoje, Lula ganharia com mais de 50% das intenções de votos, caso enfrentasse Bolsonaro.