A Fundação José Silveira completa em 2021,12 anos de ação no Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama. Nesta mais de uma década, mais de 71 mil procedimentos foram realizados por meio das Unidades Móveis de Saúde.

As ações tiveram taxa de cura de 90% das pacientes. Neste ano, o tema da campanha é “Diagnóstico precoce é aliado da vida. Juntos na prevenção do câncer de mama”. Para reforçar a ação, neste ano há parcerias, como o Tribunal de Justiça da Bahia, o Ministério Público da Bahia, além do Grupo Aratu e Gilmelândia, cantora e apresentadora que é a madrinha da campanha.

Os atendimentos itinerantes incluem consultas médicas, realização de exames como preventivo do colo uterino, mamografia e ultrassonografia, além de ações educativas nas áreas de enfermagem, nutrição, psicologia e serviço social.

“A Fundação José Silveira orienta e incentiva a detecção precoce do câncer de mama, possibilitando um atendimento contínuo e assistência completa às pacientes”, afirma Dr. Elano, mastologista do Núcleo de Câncer da Mulher da Santa Casa de Jequié.

A ginecologista e obstetra do Hospital Santo Amaro, Dra. Socorro Gomes, afirma que a campanha tem grande importância social, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A Fundação José Silveira possibilita que várias mulheres desassistidas tenham oportunidade de fazer seus exames de forma gratuita e segura, além de encaminhar os casos diagnosticados para tratamento”, conta.

Metrô promove ações

Em reforço à campanha Outubro Rosa, ações de orientação, combate e prevenção ao câncer de mama serão realizadas nas estações do metrô da Bahia. Promovidas pela CCR Metro, a ação, vai beneficiar mulheres que circulam pelas estações com informações sobre prevenção à doença e orientações de como fazer o autoexame por meio de modelos de mamas e de bonecos.

A ação será realizada nas estações Pirajá (13/10), Rodoviária (14/10) e Mussurunga (dia 15/10) e integra o programa Vem pra Cá. As passageiras serão abordadas com informações sobre prevenção à doença e orientações de como fazer o autoexame por meio de modelos de mamas e de bonecos.

“É importante oferecer às mulheres que utilizam o metrô diariamente ações que reforcem o cuidado com a saúde e que chamem atenção para a essencialidade do autoexame e autocuidado, de modo geral”, destaca a coordenadora de Comunicação da CCR Metrô Bahia, Camila Moreira.

A iniciativa integra o programa Vem pra Cá, agenda de eventos do metrô, que promove ações reforçando a pluralidade cultural, diversidade, inclusão e oferta de serviços durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.

Compartilhe: