Um incêndio de grandes proporções atinge, nesta quinta-feira (8), parte de uma área de caatinga e mata de cipó na Serra da Lagoa Preta, zona rural da cidade de Tremedal, no sudoeste da Bahia.

Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o fogo atinge uma área onde tem pelo menos três povoados próximos e uma mineradora. O Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista foi acionado e caminhões-pipa enviados, além de brigadistas da prefeitura de Tremedal que estão combatendo as chamas.

Ainda não há informações sobre as causas do incêndio. O tempo seco e as altas temperaturas contribuem para que o fogo de alastre com mais facilidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), este ano, o estado registrou 5.272 focos de queimadas. O número é 11% maior que o observado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.737. Em 2020, as cidades com maior número de focos são: Formosa do Rio Preto (429), Côcos (423) e Pilão Arcado (244).

Incêndios em Vitória da Conquista

Um incêndio atingiu uma área de vegetação na Serra do Periperi, em Vitória da Conquista, também no sudoeste do estado, nesta quinta-feira. O Parque Municipal da Serra do Periperi é uma unidade de conservação de Mata Atlântica.

O fogo foi controlado por equipes de brigadistas. Até a tarde desta quinta, equipes do Corpo de Bombeiros e Brigadistas combateram seis incêndios em vegetação na cidade.

“A vegetação está muito seca e eu acho que o pessoal queima muito lixo perto da mata e causa isso”, disse um dos brigadistas, que não foi identificado.

Segundo o INPE, foram 17 focos de incêndio nos últimos cinco dias em Vitória da Conquista. Nos últimos 30 dias, a Secretaria de Meio Ambiente da cidade totalizou mais de 50 incêndios em vegetação no município.

Queimadas na Bahia

Incêndio atinge área de preservação ambiental da Chapada Diamantina, na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

Incêndio atinge área de preservação ambiental da Chapada Diamantina, na Bahia — Foto: Reprodução/TV Bahia

Nos últimos dias, a Bahia tem registrado vários focos de incêndio, principalmente nas regiões oeste e sudoeste, onde o clima está bastante seco e quente.

Nesta quinta-feira (8), um incêndio atinge a região da Chapada Diamantina, nas cidades de Andaraí e Mucugê, principalmente nas regiões do Capa Bode, Parque Nacional da Chapada Diamantina e Parque Municipal de Andaraí, que são áreas de proteção ambiental.

Na cidade de Barra, as chamas começaram no dia 15 de setembro e já foram controladas. Agora os bombeiros seguem em fase final de monitoramento, para prevenir a incidência de novos focos.

As queimadas de Barra chegaram ao limite de Morpará, que também segue com equipes dos bombeiros em combate aos focos. O povoado de Quixaba é um dos mais afetados.

Em Barreiras, o fogo segue queimando uma área extensa de cerrado, sendo estimulado pelos fortes ventos. Na mesma região, Luís Eduardo Magalhães registrou um novo foco na quarta-feira (7). As chamas estavam tão altas, que os motoristas precisaram parar porque o fogo e a fumaça estavam invadindo o asfalto.

Fonte: G1 Bahia

Compartilhe: