Três pessoas são presas durante operação da PF contra desvios de recursos públicos e fraudes da Saúde na BA De acordo com Polícia Federal, organização criminosa teria fraudado contratos de fornecimento de medicamentos para 28 prefeituras. Policiais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão. Uma pessoa não foi encontrada.
Três pessoas foram presas pela Polícia Federal (PF) em Juazeiro, cidade no norte da Bahia, durante uma operação de combate a desvios e recursos públicos na Bahia e em Pernambuco, nesta quarta-feira (16). Além disso, os policiais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão.
Os 14 mandados de busca e apreensão e os quatro mandados de prisão temporária foram expedidos pela Justiça de Petrolina (PE). Segundo a PF, um dos alvos de mandado de prisão não foi encontrado.
De acordo com a PF, as investigações apontaram a atuação de uma organização criminosa que fraudava licitações e superfaturava contratos de fornecimento de medicamentos para 28 prefeituras baianas, dentro de programas federais.
Essas fraudes, praticadas por empresas de um mesmo grupo familiar, aconteceram entre 2013 e 2018. A PF detalhou ainda que, durante as investigações, foram constatados indícios de pagamento de propina a servidores públicos de alguns dos municípios, além de lavagem do dinheiro obtidos por meio dessas fraudes.
O valor total dos contratos firmados foi de cerca de R$ 34 milhões. Quatro prefeituras – três na BA e uma em PE – foram fiscalizadas pela Controladoria Geral da União (CGU), que contabilizou um prejuízo de mais de R$ 1,8 milhão entre superfaturamento e despesas não comprovadas, em relação aos pagamentos realizados até novembro de 2018.
A Polícia Federal não detalhou quais são as 28 cidades e nem quem são os alvos dos mandados. Os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.