MPEduc em Bom Jesus da Serra (BA) obtém melhorias na educação e reajuste para professores Município apresentou avanços na infraestrutura das escolas e ampliação das atividades pedagógicas, culturais e esportivas
O Ministério Público Federal (MPF) realizou, no dia 7 de maio, a 2ª Escuta Pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) em Bom Jesus da Serra, no sudoeste da Bahia. O encontro aconteceu no Colégio Estadual de Tempo Integral e reuniu representantes do MPF, da prefeitura, dos conselhos de educação, da Câmara de Vereadores e da comunidade escolar para apresentar os avanços alcançados desde o início do projeto e discutir os desafios que ainda precisam ser enfrentados na rede municipal de ensino.
Durante a abertura, o procurador da República Adnilson Gonçalves explicou que a segunda escuta pública teve como objetivo apresentar os resultados alcançados após as recomendações feitas pelo MPF ao município. Já o procurador da República Roberto D’Oliveira Vieira destacou a importância do MPEduc para fortalecer a educação pública municipal.
O prefeito Welton Silva Andrade falou sobre os desafios enfrentados pela gestão e destacou a evolução do índice de alfabetização do município, que passou de 24% para 46% em 2025. Segundo ele, o resultado é fruto do trabalho conjunto entre estudantes, famílias e profissionais da educação.
Também participaram da mesa de abertura a secretária municipal de Educação, Cláudia da Silva Moreno Paiva, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gicelia de Santana Braga, e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Claudemir Galdino Freire.
O evento também contou com uma apresentação cultural de estudantes da Escola João Augusto Amaral, inspirada na personagem Emília, de Monteiro Lobato. A atividade reuniu conteúdos das disciplinas eletivas de língua portuguesa e artes visuais desenvolvidas no Programa Escola em Tempo Integral.
Valorização dos profissionais da educação – Durante a apresentação técnica, o MPF relembrou os principais problemas encontrados nas visitas realizadas às escolas do município, como falhas na infraestrutura, dificuldades no transporte escolar, deficiência de internet, problemas na alimentação escolar e desafios relacionados à valorização dos profissionais da educação e à convivência escolar.
Com base nesse diagnóstico, o órgão expediu nove recomendações para melhorar a política educacional do município, abrangendo temas como estrutura das escolas, transporte escolar, formação de professores, combate à discriminação e aperfeiçoamento da gestão educacional.
Entre os avanços apresentados pela prefeitura, ganhou destaque o reajuste salarial de 20% para os profissionais da educação e o processo de adequação ao piso nacional do magistério, previsto para ser concluído em 2026. Também foi anunciada a criação de uma comissão para construir, de forma colaborativa, o Plano de Carreira da categoria, com participação de professores, sindicato e equipes técnicas.
A Secretaria Municipal de Educação também apresentou ações voltadas à formação continuada dos profissionais, como participação em cursos e eventos, oferta de computadores e internet para capacitação e planejamento de espaços para formação presencial e a distância.
Segundo a secretária municipal de Educação, Cláudia da Silva Moreno Paiva, o projeto ajudou o município a definir melhor as prioridades de investimento na educação. “Nosso desafio sempre foi a limitação de recursos. Já tínhamos a previsão de aportes por termos convertido 100% das escolas para tempo integral. O MPEduc nos ajudou a direcionar esses recursos para onde eles são mais necessários agora”, afirmou.
Ensino em tempo integral – Outro destaque da escuta pública foi o fortalecimento do Programa Escola em Tempo Integral. Segundo a gestão municipal, as escolas passaram a oferecer mais atividades culturais, esportivas e lúdicas, além de ações pedagógicas voltadas à ampliação das oportunidades de aprendizagem dos estudantes.
Entre as atividades apresentadas estão oficinas de artes visuais, educação ambiental, esportes, projetos de vida e ações de reforço em língua portuguesa e matemática. Também foram destacadas iniciativas de inclusão escolar e apoio a estudantes com deficiência.
A prefeitura também apresentou ações de prevenção ao bullying e incentivo à cultura de paz por meio do projeto “Formação Cidadã para um Futuro Melhor”, desenvolvido em toda a rede municipal.
Alimentação escolar – Na área da alimentação escolar, a prefeitura informou a ampliação da equipe para três nutricionistas e a adoção de medidas para melhorar a qualidade das refeições oferecidas aos estudantes. Entre as ações estão o aumento da oferta de frutas e hortaliças, a diversificação das proteínas e a retirada de alimentos ultraprocessados do cardápio. Também foram realizados testes de aceitabilidade da merenda e capacitações para os profissionais responsáveis pela alimentação escolar.
Transporte escolar – A gestão municipal informou ainda a adoção de mecanismos de controle e fiscalização da frota escolar, além do início de testes para implantação do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Sete/FNDE). Segundo a prefeitura, também foram realizadas manutenções mecânicas, troca de pneus e estofamentos, contratação de veículos para reduzir a superlotação e melhorias nas estradas utilizadas pelos estudantes. Motoristas e monitores também passaram por capacitações.
Infraestrutura das escolas – Entre as melhorias estruturais apresentadas estão reformas e ampliações em escolas da rede municipal, com construção e adequação de salas de aula, cozinhas, refeitórios, banheiros e espaços multiuso. A prefeitura também relatou a substituição de equipamentos danificados e a ampliação do acesso à internet nas unidades escolares.
Ao final das apresentações, a comunidade pôde fazer perguntas e apresentar sugestões. Entre os temas levantados estiveram o transporte escolar, a divulgação do evento e o calendário letivo. A gestão municipal respondeu aos questionamentos e reconheceu que ainda há desafios a serem superados.
Encerrando a atividade, os representantes do MPF afirmaram que o projeto continuará sendo acompanhado no município, com monitoramento das medidas ainda pendentes e avaliação permanente das políticas públicas educacionais.
MPEDuc – O Ministério Público pela Educação (MPEduc) é um programa coordenado pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR). O principal objetivo da iniciativa é verificar se as políticas públicas voltadas para a educação básica estão sendo cumpridas pela rede escolar. Para isso, o Ministério Público realiza audiências com a comunidade, aplica questionários, promove reuniões e visita pessoalmente as escolas. Com base nessas informações, são feitas recomendações para que as prefeituras e gestores locais melhorem o que for necessário. Tudo é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que depois presta contas à sociedade sobre o que foi feito e os resultados alcançados. Saiba mais em mpeduc.mp.br.
SUPERMECADO RONDELLI ENCERRA SUAS ATIVIDADES EM POÇÕES E VITORIA DA CONQUISTA
FIM DE UM CICLO EM POÇÕES-BAHIA
O Grupo Rondelli anunciou oficialmente mudanças importantes em suas operações na região, incluindo o encerramento das atividades em Poções e alterações já registradas também em Vitória da Conquista. Na nota divulgada pela empresa, o grupo informou que deixará de atuar em Poções a partir do dia 06 de junho de 2026. Segundo o comunicado, a decisão foi motivada pelo aumento das obrigações financeiras estabelecidas na última Convenção Coletiva de Trabalho, fator que teria comprometido a sustentabilidade das operações. Em Vitória da Conquista, unidades da rede também passaram por encerramentos e mudanças nos últimos anos, refletindo um cenário de transformação enfrentado pelo comércio varejista em toda a região sudoeste da Bahia. Tanto em Poções quanto em Vitória da Conquista, o Rondelli construiu uma trajetória marcada pela geração de empregos, movimentação da economia e presença constante no dia a dia de milhares de famílias. bEm Poções, foram 24 anos de história. Já em Vitória da Conquista, a marca também se consolidou como uma referência comercial para muitos consumidores ao longo dos anos. O momento evidencia os desafios enfrentados pelo setor e marca o encerramento de capítulos importantes do comércio regional.
Itanagra- prefeito anuncia apoio a Jerônimo e vice fecha aliança com ACM Neto
Uma situação inusitada vem acontecendo em Itanagra, município do litoral norte baiano. Enquanto o prefeito Marcus Sarmento (Avante) declarou apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), o seu vice, Nem da Padaria (DC), se aliou a ACM Neto (União Brasil), principal nome da oposição no estado.
De acordo com o portal Litoral Notícias, a movimentação já é vista como um possível racha político, com impactos que podem ir além das eleições estaduais. A divisão pode enfraquecer a base local, dificultar articulações e até abrir espaço para novos grupos ganharem força no município
Por outro lado, há quem interprete a postura como uma estratégia de sobrevivência política, mantendo canais abertos com diferentes lideranças estaduais. Ainda assim, a leitura predominante é de que a falta de alinhamento pode gerar ruídos na condução administrativa.
ACIDENTE COM VITIMA FATAL HOJE DE MANHÃ NO ENTROCAMENTO DE LUCAIA BR 116 PLANALTO \BA
Tragédia na BR-116: colisão entre veículo ram e uma moto o condutor da moto foi a óbito no local
na manhã desta sexta-feira registrada na BR-116, no trecho município de Planalto. O grave acidente aconteceu nas imediações do entrocamento de Lucaia e mobilizou equipes de emergência.
Segundo informações preliminares, a ocorrência envolveu dois veículos e o impacto da colisão foi bastante violento. Uma pessoa sofreu ferimentos graves e acabou morrendo ainda no local antes da chegada do socorro.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foram acionadas juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizou o controle do trânsito e iniciou os levantamentos da ocorrência.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a identidade da vítima nem sobre o que teria provocado o acidente. O corpo será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, onde passarão a ser realizados os procedimentos legais.
O trecho da BR-116 onde ocorreu a colisão possui grande fluxo de veículos e constantemente registra acidentes, aumentando a preocupação de motoristas e autoridades sobre os riscos na rodovia. A recomendação é de atenção redobrada e prudência ao volante
Ver essa foto no Instagram
Operação Columbia cumpre mandados contra grupo investigado por estelionato em três estados
Ação resultou no cumprimento de prisões temporárias e mandados de busca e apreensão na Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (7), a Operação Columbia, para cumprimento de dois mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão contra integrantes de um grupo investigado por estelionato, falsificação de documentos e fraudes eletrônicas. As medidas foram executadas nos estados da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina.
Durante a operação, dois suspeitos, de 45 e 59 anos, foram presos nos municípios de Ilhéus, na Bahia, e Ibirité, em Minas Gerais. Um terceiro investigado é considerado foragido.
As investigações tiveram início após registros de ocorrências realizados por uma empresa do setor mineral, que passou a receber cobranças referentes a negociações comerciais desconhecidas. Conforme apurado, terceiros utilizavam indevidamente a identidade empresarial para realizar compras fraudulentas junto a fornecedores de diferentes estados.
Segundo as apurações, o grupo utilizava documentos falsificados, ordens de compra fraudulentas e assinaturas falsificadas para obtenção ilícita de mercadorias. Após a concretização das fraudes, os envolvidos indicavam transportadoras específicas para retirada dos produtos, desviando as cargas para endereços distintos dos informados nas negociações. Entre os materiais adquiridos de forma fraudulenta estão cabos elétricos, fibras ópticas, artigos técnicos industriais e pneus. O prejuízo identificado até o momento ultrapassa R$ 1,5 milhão.
A ação foi realizada pela Delegacia Territorial de Itagimirim (DT/Itagimirim), com apoio da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (5ª Coorpin/Valença), da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (7ª Coorpin/Ilhéus), das Polícias Civis de Minas Gerais e Santa Catarina, além do Núcleo de Inteligência da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª Coorpin/Eunápolis), responsável por auxiliar na coleta e análise de dados que contribuíram para a identificação dos envolvidos e do modo de atuação do grupo.
Durante o cumprimento das diligências, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e documentos relacionados à investigação. As apurações seguem para identificação de outros envolvidos e aprofundamento das fraudes investigadas.
Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência em Jaguaquara
O investigado foi localizado no Entroncamento de Jaguaquara
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial (DT/Jaguaquara), cumpriu, na manhã desta quinta-feira (7), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 25 anos, em razão do descumprimento de medida protetiva de urgência, concedida a duas mulheres por perseguição, ameaças e injúria praticadas pelo investigado.
O suspeito foi localizado no Entroncamento de Jaguaquara, distrito de Jaguaquara. Durante a diligência policial, também foi apreendido o aparelho celular, que ajudará a complementar as investigações.
O homem foi apresentado na unidade policial da cidade, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição da Justiça. Também foi executada a comunicação ao Juízo competente.
Mulher indiciada por participação em homicídio é presa em Vitória da Conquista
Ela responde a inquérito policial por envolvimento na morte de seu ex-companheiro. O crime ocorreu em março de 2022, em Macarani.
A Polícia Civil, através da equipe da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), por meio Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste), prendeu, na tarde desta quinta-feira (07), uma mulher de 26 anos, que foi indiciada em inquérito policial por envolvimento na morte de seu ex-companheiro. O crime ocorreu em março de 2022, na cidade de Macarani. A mulher foi localizada em um shopping de Vitória da Conquista, após diligências policiais.
Segundo relatos da ocorrência, na época do crime, a vítima foi emboscada quando chegava em casa, por um homem armado que lhe desferiu vários tiros. O autor dos disparos foi identificado como sendo o atual companheiro da investigada, e ambos foram denunciados pelo Ministério Público por envolvimento no crime.
Sobre a motivação, o Coordenador da 10ª Coorpin, delegado Neuberto Costa, explicou que teria sido pela disputa da guarda da filha do casal, que na época possuía um ano e meio de idade. “No dia anterior à sua morte, a vítima tinha ganhado na justiça o direito à guarda compartilhada da criança e se preparava para buscá-la pela primeira vez. Porém foi morto horas antes, ainda na madrugada, quando retornava do trabalho”, explicou.
O atirador teve a prisão decretada logo após o crime, e a mulher em dezembro de 2025, porém ela fugiu imediatamente à expedição da ordem judicial, sendo localizada hoje.
Após a prisão, ela foi apresentada na unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, e permanecerá custodiada à disposição da Justiça.
Mandado de prisão preventiva por violência doméstica é cumprido em Serrinha
Homem também é investigado por tentativa de homicídio
Um homem de 26 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (7), no bairro Vila de Fátima, em Serrinha. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva pelos crimes de lesão corporal no contexto da Lei Maria da Penha e de tentativa de homicídio.
De acordo com as apurações, ele é acusado de agredir a ex-companheira e tentar contra a vida de um homem, com quem a mulher teve um relacionamento, mediante o uso de arma branca. O fato ocorreu em setembro de 2024, no bairro Colina das Mangueiras, no referido município.
Logo após os acontecimentos, equipes policiais iniciaram diligências ininterruptas e conseguiram localizar o investigado ainda no mesmo dia, efetuando a prisão. Ele permaneceu custodiado por alguns meses, mas depois foi colocado em liberdade.
Agora, diante do descumprimento das medidas cautelares anteriormente impostas, foi decretada a prisão preventiva. O mandado judicial expedido pela 1ª Vara Crime, do Júri e Execuções Penais da Comarca de Serrinha foi cumprido 40 minutos após a expedição.
A ação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Serrinha), através do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Sisal) e da Delegacia Territorial (DT) de Serrinha.
O homem foi conduzido à unidade policial e segue à disposição da Justiça.
Arma de fogo utilizada em homicídio é apreendida em Serrinha
O armamento passará por perícia para confirmar uso em crime ocorrido em janeiro
A Polícia Civil da Bahia realizou, nesta quinta-feira (7), a apreensão de uma pistola utilizada em um homicídio, durante diligências no bairro Vila de Fátima, em Serrinha. A ação foi realizada pela Delegacia Territorial (DT/Serrinha), com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático (Gatti/Sisal).
A ação ocorreu após informações indicarem a localização do suspeito da prática criminosa em uma residência da localidade. As equipes policiais cercaram o imóvel e ingressaram na residência, momento em que o suspeito fugiu do local, deixando para trás o armamento.
A pistola apreendida será submetida à perícia técnica, uma vez que há indícios de que a arma tenha sido utilizada no homicídio de Lucas de Jesus Silva, ocorrido em 17 de janeiro de 2026. As investigações prosseguem para localizar o suspeito e esclarecer integralmente as circunstâncias do crime
Senador Ciro Nogueira é alvo da 5ª fase da Operação Compliance Zero
Policiais federais cumprem desde o início da manhã desta quinta-feira (7) um mandado de prisão temporária e dez de buscas e apreensão na 5ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, está entre os investigados.

De acordo com a PF, as ações autorizadas pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrem nos estados do Piauí, de São Paulo, de Minas Gerais e no Distrito Federal.
A decisão do STF autorizou, ainda, o bloqueio de bens, de direitos e de valores no valor de R$ 18,85 milhões.
A operação de hoje objetiva aprofundar investigações sobre um esquema de corrupção, de lavagem de dinheiro, de organização criminosa e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, informou a PF.
Nota da defesa
Em nota divulgada esta manhã, a defesa do senador Ciro Nogueira “repudia qualquer ilação de ilicitude sobre suas condutas, especialmente em sua atuação parlamentar”.
Diz ainda que “reitera o comprometimento do senador em contribuir com a Justiça, a fim de esclarecer que não teve qualquer participação em atividades ilícitas e nos fatos investigados, colocando-se à disposição para esclarecimentos”.
“Pondera, por fim, que medidas investigativas graves e invasivas tomadas com base em mera troca de mensagens, sobretudo por terceiros, podem se mostrar precipitadas e merecem a devida reflexão e controle severo de legalidade, tema que deverá ser enfrentado tecnicamente pelas Cortes Superiores muito em breve, assim como ocorreu com o uso indiscriminado de delações premiadas”, completa.
A nota é assinada pelos advogados Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), Roberta Castro Queiroz, Marcelo Turbay, Liliane de Carvalho, Álvaro Chaves e Ananda França.
Compliance Zero
Na 4ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada em 16 de abril deste ano, foram presos, em caráter preventivo, o ex-presidente do banco público do Distrito Federal Paulo Henrique Costa e o advogado Daniel Monteiro, apontado como operador jurídico-financeiro do esquema fraudulento montado pelo banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, que está detido desde o início de março.
Nas quatro primeiras fases da Compliance Zero, a PF cumpriu 96 mandados de busca e apreensão em seis unidades federativas (BA, DF, MG, RJ, RS e SP). A pedido da PF e do Ministério Público (MP), a Justiça determinou o sequestro ou o bloqueio de bens patrimoniais de suspeitos até o limite de R$ 27,7 bilhões e o afastamento dos investigados de eventuais cargos públicos.
*Texto alterado às 9h58 para acréscimo de nota da defesa do senador Ciro Nogueira
Fonte: Agência Brasil









