MP investiga vereador que relatou ser ‘contra gays e lésbicas’ durante sessão
O Ministério Público de Rondônia está investigando um discurso proferido pelo vereador Leandro Aparecido do Carmo (PSD) durante uma sessão na Câmara de Vereadores de São Miguel do Guaporé (RO), que levanta suspeitas de homofobia. No vídeo da sessão, o parlamentar afirma ser “contra o gay e as lésbicas, porque não produz família”.
O momento ocorreu durante a leitura de um Projeto de Lei da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, amparado por recursos da Lei Paulo Gustavo, destinados também ao público LGBTQIA+. O vereador expressou seu desacordo com essa destinação, dando risadas sarcásticas.
Ao ser questionado sobre o possível preconceito, Leandro Aparecido do Carmo reiterou sua posição, afirmando ser contra o aborto, o gay e as lésbicas, justificando que essas orientações sexuais não produzem família, e declarou ser cristão e defensor da família.
O Ministério Público de Rondônia instaurou uma Notícia de Fato para apurar o discurso, enviando um ofício à Comissão de Ética da Câmara para providências. Coletivos e grupos sociais emitiram uma nota de repúdio, questionando o papel de um representante do Estado em propagar preconceito.
Na última semana, manifestantes estiveram presentes em uma sessão da Câmara para protestar contra a homofobia e protocolaram uma representação no Ministério Público.
O vereador afirmou que seu discurso não foi contra a comunidade LGBTQIA+, mas sim contra a destinação de verbas para “eventos” que ele discorda. Ressaltou sua posição cristã e defesa da família, alegando que foi mal interpretado e que as divergências são políticas.