DivulgaçãoA instituição defende que o colunista feriu o Código de Ética da classe jornalística após divulgar informações sigilosas sobre o estupro e gravidez da atriz

A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) fez uma denúncia contra Leo Dias, colunista do portal Metrópoles. A instituição defende que o colunista feriu o Código de Ética da classe jornalística após divulgar informações sigilosas sobre o estupro e gravidez da atriz Klara Castanho.

De acordo com o UOL, a Fenaj publicou uma nota oficial nesta terça-feira (28) comunicando o envio da denúncia ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). No Texto, a entidade não aborda as punições passíveis para o profissional, em situações dessa natureza.

“São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a diretoria executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso”, diz o texto.

A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa também se manifestou contra a “exploração de vítimas de violência sexual” por jornalistas e veículos de comunicação. A nota divulgada pela instituição também adverte, especificamente, a atitude de Leo Dias.

Após publicar detalhes sobre o caso envolvendo a atriz Klara Castanho, o Metrópoles se posicionou e disse que não demitirá o colunista.

Confira a nota da Fenaj na íntegra:

“A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), por meio da sua Comissão Nacional de Mulheres, vem a público solidarizar-se com a atriz Klara Castanho, que teve uma situação pessoal exposta pela mídia, resultando em ataques pessoais aos quais teve de se defender com uma carta aberta em seu perfil no Instagram.

A atriz engravidou após um estupro e encaminhou a criança para adoção, cumprindo os trâmites legais. A situação, de caráter absolutamente particular e sigilosa, foi exposta pelo colunista do site Metrópoles, Leo Dias, no fim de semana.

Após a repercussão negativa, o link foi retirado do site. Mas a divulgação já havia desencadeado uma onda de ódio nas redes sociais, com novos ataques à honra da atriz, causando sua revitimização num já doloroso momento pessoal.

Compartilhe: