Cidades do Vale do Rio São Francisco em Minas Gerais e Bahia registraram temperaturas entre 41ºC e 43ºC nesta segunda
Muitas cidades do Vale do Rio São Francisco, em Minas Gerais e na Bahia, registraram temperaturas bastante elevadas nesta segunda-feira (25). Desde o fim de semana, as regiões do Velho Chico passam por aumento do calor, previsto para durar até os primeiros dias de outubro.
As condições são resultado da onda de calor causada pela atuação de uma imensa massa de ar seco sobre o centro do país há dias. No início desta semana, a onda de calor avançou pelo Centro-Oeste e se intensificou sobre partes de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro e Pará, além da metade oeste da Bahia.
A maior temperatura registrada nas cidades mineiras da bacia do Velho Chico foi em São Romão, cidade ribeirinha do Norte de Minas. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou 43ºC pouco antes das 15h. Esta foi a segunda maior temperatura registrada na localidade, sendo a primeira no dia 8 de outubro de 2020, quando foram marcados 43,1ºC.
Na sequência, a cidade de Nova Porteirinha, separada apenas pelo rio Gorutuba de Janaúba, registrou 41,6ºC, o mesmo que foi registrao em Arinos, às margens do rio Urucuia. Montalvânia, na divisa com a Bahia, registrou 41,1ºC e Januária 41ºC. Na bacia do rio Jequitinhonha, Salinas também registrou 41,1ºC.
Bahia
Na Bahia, a maior temperatura foi registrada em Bom Jesus da Lapa, 41,4ºC, cidade também banhada pelas águas do Rio São Francisco. Esta foi a terceira maior temperatura registrada na cidade desde o início dos registros, em 2007 e a maior para o mês de setembro. O recorde continua sendo do dia 22 de outubro de 2015, quando foram atingidos 41,7ºC.
Correntina, cortada pelo rio das Éguas, registrou máxima de 41ºC, a quarta maior em mais de 15 anos. A maior continua sendo de 41,2ºC no dia 22 de setembro de 2021.
As previsões indicam que deve continuar fazendo calor durante toda a semana nestas áreas, com possibilidade de novos registros de temperaturas nestes patamares ou até superiores em algumas cidades. Além disso, as chuvas pelos próximos dias devem ficar pela metade Sul de Minas Gerais, com possibilidade de alumas precipitação no Norte de Minas.