O homem apontado como o autor do disparo que matou Jamile Sanches Araújo Miranda, de 18 anos, em outubro de 2021, foi condenado a 30 anos de prisão após júri popular realizado em Salvador, na sexta-feira (5) e finalizado por volta de 0h deste sábado (6), conforme informações do advogado da família da jovem.

Apesa do resultado do júri de Elizeu Costa Rodrigues de Souza, não foi detalhado o regime que o acusado vai cumprir. Jamile foi morta no bairro de São Cristóvão, em Salvador, dentro do carro da família. Na época, a jovem, junto com os pais, levava uma amiga de Jamile para casa quando foram abordados por dois adolescentes armados.

De acordo com o relato da família, os suspeitos mandaram que eles voltassem de ré com o veículo. Enquanto o pai de Jamile fazia a volta com o carro, outros dois criminosos apareceram e, junto com a primeira dupla de suspeitos, efetuaram disparos. [Confira detalhes do caso ao final da matéria]

O homem condenado no júri foi preso pelo crime em novembro de 2021, menos de um mês após o crime, mas foi solto. Em abril de 2022, o nome de Elizeu Costa foi inserido no “Baralho do Crime” da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e em janeiro de 2022, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou Elizeu pelo assassinato da adolescente.

O acusado foi preso em agosto de 2022, 10 meses após o crime. Ele se apresentou na 1ª Delegacia de Homicídios, em Salvador, com advogados.

Segundo o MP-BA, as investigações constataram que as vítimas foram abordadas por quatro homens armados, dentre eles Elizeu, que atirou quatro vezes contra a família. Um dos tiros atingiu Jamile na cabeça e a levou a óbito.

Ainda segundo denúncia do MP-BA, os crimes teriam acontecido por motivo torpe, com emprego de meio que resultou perigo comum, já que praticado em via pública, e emprego de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

Jovem morre após ser baleada dentro de carro com os pais em Salvador
‘Por ter feito 18 anos, ela estava muito radiante’, conta pai de jovem que morreu após ser baleada no carro com a família
Polícia prende investigado por matar jovem de 18 anos dentro do carro dos pais em Salvador
Elizeu de Souza também foi denunciado por associação criminosa armada e corrupção de menor, por ter a companhia de adolescentes na prática do crime. De acordo com o MP-BA, o suspeito não atingiu os pais de Jamile Sanches Araújo por circunstância alheias à sua vontade.

Todos os envolvidos no crime foram alcançados. Além de Elizeu, durante as investigações, dois adolescentes foram apreendidos, conduzidos para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e posteriormente colocados à disposição da Promotoria da Infância e da Juventude do Ministério Público.

Também durante buscas, Paulo Henrique Silva de Ataíde, de 23 anos, foi morto em confronto com policiais civis, em junho de 2022, em São Cristóvão.

Relembre o caso

Jamile Sanches Araújo Miranda, de 18 anos, foi baleada na Rua da Adutora, no bairro São Cristóvão, no dia 27 de outubro de 2021, dentro de um carro com a família.

Na época, a família da vítima, que morava no bairro de Luís Anselmo, também na capital baiana, disse que o grupo estava em São Cristóvão para levar uma amiga de Jamile para casa, após sair de um shopping na região.

O pai de Jamile dirigia o carro. Ao chegar na localidade, que é considerada perigosa, o pai da vítima acendeu a luz interna do automóvel, abaixou os vidros e ligou o farol. Neste momento, dois jovens, supostamente adolescentes, apareceram armados.

Ainda de acordo com o relato da família, os suspeitos mandaram eles voltarem de ré com o veículo. Enquanto o pai de Jamile fazia a volta, outros dois criminosos apareceram e, junto com a primeira dupla de suspeitos, efetuaram disparos. O primeiro tiro foi para cima e o outro contra o carro, atingindo Jamile na cabeça.

Compartilhe: